A WITNESS e a Anistia Internacional juntaram esforços para lançar um DVD de Ferramentas especialmente para líderes comunitários, militantes de movimentos sociais e ativistas lutando pelo direito à moradia e resistindo aos despejos forçadas.  O material inclui uma série de vídeos, guias e dicas práticas que ajudam a promover o debate, mobilizar comunidades e fortalecer a luta contra as remoções.

O que vem incluído no DVD?

  • VÍDEO: Remoção: Em Cinco Passos Simples – Este curta de 2 minutos é um desenho que usa o humor para expor as táticas vergonhosas usadas por governos e empresas quando eles expulsam comunidades de suas terras para dar lugar a seus interesses econômicos ou comerciais.  Sugerimos que este vídeo seja usado em debates, reuniões e encontros para estimular o debate sobre o direito à moradia e introduzir o tema a novas audiências.  Disponível em árabe, espanhol, inglês, italiano, khmer, português, romeno, tailandês e vietnamita.

    "Pessoas antes do lucro"
    “Pessoas antes do lucro”
  • VÍDEO: Pessoas antes do lucro – Ao reunir depoimentos de pessoas que sofreram despejos forçados em 11 países, este vídeo revela o padrão comum das violações que ocorrem antes, durante e depois das remoções independente da cidade ou país onde elas estão acontecendo.  Ao mesmo tempo, o vídeo também destaca a brava luta e resistência das comunidades atingidas.  Sugerimos que o vídeo seja exibido em reuniões e debates para ajudar as comunidades atingidas a localizar suas lutas dentro de um contexto global, se inspirar nas experiências e táticas de comunidades em outros países, e sentir o espírito de solidariedade internacional em torno da sua luta. Disponível em árabe, catalão, chinês, crioulo (Haiti), espanhol, francês, inglês, italiano, português, romeno, suaíli e turco (11 min). Leia mais.

  • DICAS PRATICAS: Como Filmar Remoções e Despejos Forçados – Criado para ajudar líderes comunitários, advogados, observadores legais e defensores de direitos humanos interessados em usar o vídeo como ferramenta para registrar e denunciar as violações que ocorrem antes, durante e depois de remoções ou despejos forçados. Inclui dicas práticas de como filmar com segurança, ética e impacto, assim como sugestões de sequências, perguntas para entrevistas, e imagens a serem filmadas para fortalecer a demanda por justiça. Sugerimos que seja usado como referência para preparar equipes de moradores e apoiadores que apoiam a luta com suas câmeras.  Disponível em árabe, inglês, italiano, espanhol, francês, português e romeno.

  • GUIA PRATICO: Como o Vídeo Pode Fortalecer a Sua Campanha Contra Remoções Forçadas – Com exemplos de como ativistas usaram o vídeo estratégicamente para pressionar autoridades em países como o México, Quênia, Camboja, África do Sul e outros, este guia introduz sugestões práticas de como o vídeo pode alavancar e fortalecer a sua luta. Disponível em árabe, espanhol, inglês, italiano, francês, português e romeno.

    "Remoção: Em Cinco Passos Simples"
    “Remoção: Em Cinco Passos Simples”
  • GUIAS PRATICOS DA ANISTIA INTERNACIONAL: Remoções Forçadas, Conheça os Seus Direitos (para comunidades ameaçadas ou atingidas por remoções) e Conheça su Obrigação de Prevenir Remoções Forçadas (para governos e autoridades públicas). Disponível em árabe, chinês, espanhol, francês e romeno.  Como estes guias ainda não foram traduzidos para o português, sugerimos o uso dos excelentes guias elaborados pela Relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik, disponíveis em português aqui. Estes guias didáticos explicam o direito humano à moradia e as diferentes proteções previstas na legislação nacional e internacional e são indicados para atividades de formação e capacitação de lideranças comunitárias e moradores atingidos.

Como eu acesso o DVD?

O DVD pode ser baixado gratuitamente aqui: http://bit.ly/1hd0qwF. Também temos um número limitado de DVDs que podemos enviar por correio – por favor encaminhe pedidos para a Jackie: jackie [@] witness.org

Compartilhe o DVD!

Queremos que este material contribua para fortalecer seus esforços, então te convidamos a mostrar os vídeos nos seus eventos e reuniões, divulgá-lo nas suas redes sociais e boletins ou via panfletagem em momentos estratégicos.  Para que possamos ajudar a divulgar as suas ações, mandem fotos dos seus eventos via Facebook ou Twitter no @witnessorg!

Sua opinião vale OURO!

Gostaríamos muito de saber como você está usando o DVD em seu trabalho: o que funcionou bem? O que pode ser melhorado? Como podemos melhor apoiar sua luta com materiais como esse? Se possível, ficaríamos muito gratos se você pudesse preencher este breve questionário (em espanhol) para nos contar o que você pensa (http://bit.ly/FE-Survey-Español).  Qualquer pergunta, escreva para jackie [@] witness.org.

2 thoughts on “DVD de Ferramentas: Fortalecendo a Resistência contra Remoções Forçadas

  1. O Coletivo Periféricos gostaria de comunicar que estará utilizando o vídeo “Remoção: em cinco passos simples” no evento “Copa para quem?”, para refletir os efeitos sociais, políticos e econômicos do Mundial no Brasil.
    O Coletivo tem como objetivo discutir temas importantes da nossa sociedade de maneira divertida e descontraída de forma a politizar a população de sua localidade, ou seja de Itaboraí.

    Desde já agradeço,

    Dermeval Marins de Freitas
    Coletivo Periféricos

    1. Obrigada por nos manter informados Dermeval, que notícia legal! Estamos preparando um post para o nosso blog (em inglês) justamente para destacar as diferentes maneiras que este material está sendo utilizado pelo mundo afora – poderíamos incluir uma menção sobre o Coletivo Periféricos neste texto? Também gostaria de te contar que temos uma séria de novos materiais que acabaram de ser traduzidos para o português com dicas de como filmar protestos e violência policial – fique à vontade para baixar e usá-los se for útil para vocês, eles vivem aqui: http://bit.ly/1mleF1X.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *